Osasco lança o programa Equilíbrio: Trabalho e Família
E para isso as empresas também trazem benefícios, porque o colaborador satisfeito e feliz produz mais, tem novas ideias e estímulos. Isso gera mais engajamento no trabalho”.

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, assinou quinta-feira, 29/5, decreto que estabelece parceria entre a Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar, a Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) e empresas com sede na cidade implementando a implantação do “Programa Equilíbrio: Trabalho e Família”.
A cerimônia aconteceu na sede da ACEO (Avenida Dionísia Alves Barreto, 701, Vila Osasco) e contou com as presenças do vice-prefeito, Lau Alencar, do deputado estadual Rogério Santos, dos secretários Marcelo Couto (Família), Luciano Camandoni (Governo), vereadores, do presidente da Associação de Desenvolvimento da Família, Gilberto Jabor, André Duprat (diretor-geral da Philips do Brasil) e Rodolfo Canônico (diretor-executivo da Family Talks).
O programa visa fomentar o equilíbrio entre responsabilidades familiares e profissionais no município, por meio de ações de educação, orientação, sensibilização e formação sobre o tema, e concessão de um selo que reconheça as empresas que implementam medidas que favorecem esse equilíbrio na relação jornada de trabalho/bem-estar do prestador de serviço.
“São medidas que, no contexto de cada empresa, podem ser feitas e favoreçam esse equilíbrio entre as responsabilidades familiares e profissionais. Como por exemplo, flexibilizar horário de trabalho para mães que precisam levar o leite em condições para continuar filho amamentando o filho até os seis meses, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, Marcelo Couto.
Na avaliação do secretário da Família, os dois lados (colaborador e empresas) são favorecidos com a adoção de tais medidas. “Para o trabalhador é um ganho em termos de saúde física e mental, por se sentir mais realizado. E para isso as empresas também trazem benefícios, porque o colaborador satisfeito e feliz produz mais, tem novas ideias e estímulos. Isso gera mais engajamento no trabalho”.
Segundo André Duprat, a Philips do Brasil já promove ações que promovem esse equilíbrio há mais de uma década. “A flexibilização de horários, por exemplo, tem como reflexo positivo a retenção de talentos, pois o colaborador se sente valorizado, motivado. E essa política de valorização também atrai o talento de outros profissionais. É fundamental criar essa cultura de respeito ao tempo do outro”.
Gerson Pessoa parabenizou a Secretaria da Família pela criação do programa e agradeceu à direção da ACEO por aceitar participar da melhoria do mesmo. “Tenho certeza de que a ACEO fará essa mensagem às empresas sobre a importância dessas medidas. Esse é um marco em nossa cidade e tenho certeza de que todos que estão aqui nessa noite torcerão pelo sucesso do programa.”
Comentários (0)