Secretaria de Saúde de Barueri adverte: cuidado com abelhas e outros insetos 

Abelhas, vespas, marimbondos e formigas são animais himenópteros (nome dado em razão de suas asas membranosas). Na primavera e no verão eles estão mais visíveis à população e podem reagir ao ataque ou aos incômodos causados por pessoas ou por animais.

 

Fora de seu hábitat natural (as matas), esses insetos procuram abrigo em vãos de muros, beirais, lajes, frestas de paredes e em construções próximas às áreas verdes. Convém manter-se afastado deles, pois muita gente não sabe que é alérgica a picadas e um ataque pode levar a vítima a óbito.

A melhor alternativa é solicitar a remoção das colmeias e vespeiros. O Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde de Barueri, possui uma equipe especializada para retirada colmeias e vespeiros de áreas públicas e privadas. Elas são encaminhadas para locais arborizados longe do contato humano. Se o enxame estiver num poste ou na rede elétrica, entretanto, deve-se chamar a Enel.

Não se deve jogar pedras ou água, cutucar as colmeias ou lançar inseticidas. A reação será imediata e causará sérios transtornos à saúde das pessoas que estejam próximas. O DTCZ atende muitas ocorrências dessa natureza. 

Ligue para o DTCZ no horário comercial em caso de acidentes. Aos finais de semana e em feriados, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros.

Abelhas

Há abelhas com ferrão (africanizadas) e sem ferrão (arapuá). Elas são importantíssimas para o meio ambiente em razão da polinização, do controle biológico e da produção de mel e cera. Assim como todos os animais silvestres, são protegidas por Lei Federal. É crime eliminá-las.

Mais dicas:

Cubra frestas e lacunas em muros e paredes onde esses animais possam se instalar;

Descarte corretamente o lixo que possa atrair esses animais (restos de doces, bolos, sorvetes etc.);

Não irrite esses insetos, nem tente eliminá-los;

Oriente as pessoas para que não se aproximem dos vespeiros;

Afaste seus animais de estimação das colmeias;

Chame o DTCZ quando os vespeiros estiverem ainda em formação;

Em caso de picadas de quaisquer desses animais procure atendimento médico urgente. 

Fones úteis

DTCZ – 4198-5679 e 4198-0424;

Corpo de Bombeiros – 193;

Enel – 0800 72 72 120. 

A postagem Secretaria de Saúde de Barueri adverte: cuidado com abelhas e outros insetos  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​Abelhas, vespas, marimbondos e formigas são animais himenópteros (nome dado em razão de suas asas membranosas). Na primavera e no verão eles estão mais visíveis à população e podem reagir ao ataque ou aos incômodos causados por pessoas ou por animais.   Fora de seu hábitat natural (as matas), esses insetos procuram abrigo em vãos
A postagem Secretaria de Saúde de Barueri adverte: cuidado com abelhas e outros insetos  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.