Aplicativo do Poupatempo agora disponibiliza carteira para pessoa autista

O governo do Estado de São Paulo disponibiliza o serviço de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR.

O documento facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos direitos previstos em lei, como filas e atendimentos preferenciais.

Idealizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), o documento também pode ser emitido diretamente pelo portal ciptea.sp.gov.br, criado pela Prodesp, ou de forma presencial em 26 postos do Poupatempo localizados na capital, interior e litoral do estado.

Segundo a SEDPcD, desde abril de 2023, quando o serviço foi lançado, os registros mostram que, por dia, foram mais de 120 documentos emitidos e, por mês, a média é de 3,6 mil. Isso fez com que o estado fechasse o ano com mais de 30 mil CipTEA’s emitidas, sendo 9.598 só na capital.

A criação da CipTEA atende a normas de leis federal e estadual. A ação faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril pelo decreto estadual 67.634.

 

COMO BAIXAR O APP POUPATEMPO 

O app do Poupatempo está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos do celular (Google Play ou App Store) e buscar por “Poupatempo SP.GOV.BR”.

O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal GOV.BR. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site https://acesso.gov.br ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. Ele é gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.

O aplicativo oferece mais de mil serviços digitais, além de possibilitar o agendamento gratuito de datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.

 

O post Aplicativo do Poupatempo agora disponibiliza carteira para pessoa autista apareceu primeiro em Notícias da Região.

O governo do Estado de São Paulo disponibiliza o serviço de solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR. O documento facilita a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados em todo o território paulista, e auxilia na garantia dos
O post Aplicativo do Poupatempo agora disponibiliza carteira para pessoa autista apareceu primeiro em Notícias da Região.