Programa Brincando nas Férias com a Semurb promove educação de trânsito e diversão 

De 23 a 26 de janeiro (terça a sexta-feira), das 10h às 16h, o Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri) promove a sétima edição do Programa Brincando nas Férias com a Semurb, no Parque Dom José.

A iniciativa busca levar orientações sobre a segurança no trânsito de forma lúdica e divertida às crianças, que são ótimas multiplicadoras de conhecimento. Mas como se trata de uma atividade voltada a toda a família, a conscientização é destinada a todos.

Durante o Brincando nas Férias, a Semurb cria um cenário personalizado e com grande apelo visual, imitando um circuito de trânsito onde as crianças circulam com bicicletas, aprendendo sobre cada sinal e regra de trânsito. O Programa também traz atividades como teatro de fantoches, desenhos para colorir, jogos e muito mais.

A entrada é franca e toda a família é bem-vinda. 

Duas pistas itinerantes

Este ano a novidade é que haverá duas pistas itinerantes: uma para crianças de 4 a 7 anos com bicicletas de aro 16, e outra maior, para crianças de 7 a 14 anos com bicicletas de aro 20. 

Conscientizar

Para Valter de Oliveira, secretário da Semurb, o Brincando nas Férias é mais uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que se deve ter trânsito, e isso vale tanto para motoristas quanto para pedestres. Aproveitar as férias escolares e a interação familiar para informar pode ser, em sua opinião, uma forma efetiva de prevenção.

“O objetivo é conscientizar a população para a responsabilidade com a segurança viária visando uma mudança de comportamento a fim de reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito”, revela o secretário.

“A realidade do trânsito só mudará quando as pessoas se conscientizarem que muitos hábitos inconsequentes (deixar de usar o cinto de segurança, conduzir veículo após ingerir bebida alcoólica etc.) colocam em risco não somente a integridade física do condutor como de toda a sociedade”, complementa ele.

O Programa oferece vivências de trânsito para crianças, adolescentes e seus acompanhantes, transmitindo instruções de segurança de forma recreativa num ambiente decorado e estimulante. 

Principais atrações: 

Pintura de desenhos;
Jogos diversos;
Teatro de fantoches;
Prática com bicicletas na pista;
Distribuição de material educativo.

Todas as atividades são ministradas por agentes de trânsito, um psicopedagogo e outros servidores da Semurb.

Serviço
Programa Brincando nas Férias com a Semurb
Local: Parque Municipal Dom José
Endereço: rua Ângela Mirella, 500 – Jardim Barueri
Dias: de 23 a 26 de janeiro de 2024
Horário: das 10h às 16h
Entrada franca 

A postagem Programa Brincando nas Férias com a Semurb promove educação de trânsito e diversão  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​De 23 a 26 de janeiro (terça a sexta-feira), das 10h às 16h, o Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb (Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri) promove a sétima edição do Programa Brincando nas Férias com a Semurb, no Parque Dom José. A iniciativa busca levar orientações sobre a segurança no trânsito de
A postagem Programa Brincando nas Férias com a Semurb promove educação de trânsito e diversão  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.