O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado e que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou no último dia 18, a “Operação Casa Limpa” nos laboratórios da capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, com acompanhamento de representantes das empresas fiscalizadas, previamente convidados a presenciar os exames.
Os fiscais encontraram irregularidades em álcool etílico, álcool em gel, detergente, lava louça e tira manchas. O total de produtos fiscalizados foi de 26 e o total de produtos com erro quantitativo foi de 9, com porcentagem de reprovação de 35%.
Alguns dos produtos com erro foram o lava louça “Ypê” – 500ml; o álcool em gel “Safra” – 500g; o detergente “Pro Lar” – 2l; o lava louça “Bio-Kriss” – 500ml; e o lava louça clear care “Ypê” – 500ml, entre outros.
Em 2022, foram encontrados erros em 10 (43%) dos 23 produtos de limpeza examinados em laboratório.
Segundo o Ipem-SP, as empresas autuadas tem dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com lei federal, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 – 013.0522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br .
O post Ipem-SP detecta erros em 35% dos produtos de limpeza examinados apareceu primeiro em Notícias da Região.
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do governo do Estado e que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou no último dia 18, a “Operação Casa Limpa” nos laboratórios da capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, com acompanhamento de representantes das empresas fiscalizadas, previamente
O post Ipem-SP detecta erros em 35% dos produtos de limpeza examinados apareceu primeiro em Notícias da Região.