Programa Famílias Fortes será lançado em Osasco dia 17 de agosto 

A Prefeitura de Osasco iniciará dia 17/08 a implementação do Programa Famílias Fortes, metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com filhos entre 10 e 14 anos. A prevenção se realiza por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais.

O Famílias Fortes foi traduzido e adaptado para o Brasil em 2014 pelo Ministério da Saúde, em parceria com a UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). Em outubro do ano passado a prefeitura de Osasco assinou um convênio com o governo federal para a implementação do programa, que será aplicado pela Secretaria da Família, Cidadania e Segurança Alimentar conjuntamente com as secretarias de Assistência Social e Educação. No Brasil, o programa está presente em 225 municípios e, na Grande São Paulo, em Osasco e Barueri.

Para este primeiro ciclo de aplicação foram escolhidas 8 escolas municipais (4 da zona sul e 4 da zona norte) de ensino fundamental utilizando como critério de seleção a quantidade de beneficiários do Programa Nosso Futuro (de transferência de renda) com filhos matriculados no quinto ano e que funcionam à noite, horário em que ocorrerão as reuniões (entre 18h30 e 21h). Em cada uma dessas escolas serão atendidas inicialmente 15 famílias, totalizando 120 famílias no primeiro ciclo.

Dinâmica 

Na primeira hora de cada encontro os pais ou responsáveis se reúnem em uma sala com os profissionais que aplicarão as oficinas, e os filhos em outra. Os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda hora, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam, trabalham na comunicação e resolução de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Nos encontros, os facilitadores dispõem de manual que detalha as atividades e o tempo de cada uma e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

Entre os objetivos do programa estão: ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento; mostrar aos pais a importância de apoiar os filhos; ajudar os pais a disciplinar e orientar os filhos de forma eficaz; orientar os filhos sobre como compreender e valorizar os pais; ensinar os filhos a lidar com o estresse e a pressão dos amigos; e promover uma expectativa de futuro aos jovens.

Estudo 

Avaliação de efetividade realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em relação ao programa aponta que o mesmo reduz em 60% a chance de os pais apresentarem estilo parental negligente; dobra a chance de os pais apresentarem mais habilidades responsivas (pais que apoiam e demonstram afeto pelos filhos); aumenta em média 10% as práticas educativas de disciplina não-violenta (aquela que envolve estratégias positivas de educação); reduz em 5% os conflitos no ambiente familiar; e aumenta em 90% a chance de os pais apresentarem mais habilidades de exigência (pais que estabelecem regras e supervisionam os comportamentos dos filhos).

Escolas onde o programa será aplicado 

Zona Sul: CEU José Saramago, Emeief Marina Von Puttkammer Melli, Emeief Messias Gonçalves da Silva, e Emeief Renato Fiuza Teles.

Zona Norte: Emef Pastor Josias Baptista; Emef Manoel Barboza de Souza, Emef Therezinha Martins Pereira, e CEU Zilda Arns.

A postagem Programa Famílias Fortes será lançado em Osasco dia 17 de agosto  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​A Prefeitura de Osasco iniciará dia 17/08 a implementação do Programa Famílias Fortes, metodologia de prevenção de comportamentos de risco destinada a famílias com filhos entre 10 e 14 anos. A prevenção se realiza por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades parentais e socioemocionais. O Famílias Fortes foi traduzido e
A postagem Programa Famílias Fortes será lançado em Osasco dia 17 de agosto  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.