Osasco dará um importante passo na assistência jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica. É que a Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (22), projeto de iniciativa do prefeito Rogério Lins (Podemos), que celebra convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para este fim.
O Projeto de Lei 26/2023 prevê a prestação de serviços de assistência jurídica gratuita às vítimas de violência doméstica.
A matéria é fruto de uma proposta da 52ª Subsecção da OAB, que congrega os advogados do município de Osasco.
“Esse é um projeto que estamos em discussão há algum tempo. Foi feita uma proposta pela OAB, que apresentou a minuta do projeto ao Executivo”, explicou a líder do governo na Câmara, vereadora Ana Paula Rossi (PL).
Segundo o vereador Ralfi Silva (Republicanos), que é advogado, o projeto é de suma importância. “Sempre que a lei Maria da Penha for aplicada, a Prefeitura vai ter um convênio para que a OAB possa indicar os advogados, além da defensoria pública, para que trabalhem na defesa, na proteção e na garantia dos direitos dessas mulheres”.
Com a aprovação em segundo turno, o texto agora segue para a sanção do prefeito.
Luta LGBTQIA+
O plenário também aprovou o Projeto de Lei 33/2023, de autoria da vereadora Juliana da AtivOZ (PSOL). O texto institui em Osasco o Dia da Luta Contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia.
De acordo com a proposta, a data será lembrada todo dia 17 de maio, em alusão à exclusão da homossexualidade como Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrida em 17 de maio de 1990 e oficialmente declarada dois anos depois.
Na justificação do projeto, a vereadora explica que o objetivo é conscientizar a população sobre as várias formas de violência sofridas por esse grupo social.
Dossiê divulgado pelo site Observatório de Mortes e Violências contra LBGTI+ no Brasil apontou a ocorrência de 273 mortes a pessoas LGBTQIA+ no Brasil, em 2022, sendo 83,52% por assassinato, 10,99% por suicídio e 5,49% por outras causas.
A proposta foi aprovada em votação simbólica, em Segunda Discussão, e agora segue para apreciação do prefeito Rogério Lins.
Na sessão desta quinta-feira, os vereadores aprovaram sete moções e cinco projetos. Tudo o que foi votado e aprovado na Ordem do Dia está disponível neste link: https://www.osasco.sp.leg.br/institucional/noticias/projetos-aprovados-2023/2023
A postagem Câmara de Osasco aprova convênio para assistência a mulheres vítimas de violência apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.
Projeto atende pedido da 52ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil Osasco dará um importante passo na assistência jurídica a mulheres vítimas de violência doméstica. É que a Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (22), projeto de iniciativa do prefeito Rogério Lins (Podemos), que celebra convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para
A postagem Câmara de Osasco aprova convênio para assistência a mulheres vítimas de violência apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.