Propostas que combatem etarismo começam a tramitar na Câmara de Osasco

Projetos de Carmônio Bastos criam data no Calendário Oficial e mudança no ícone 60+

Começaram a tramitar na Câmara de Osasco, nesta terça-feira (18), dois projetos de lei que devem beneficiar pessoas com mais de 60 anos.

As duas propostas são de autoria do presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), e estão ligadas à conscientização contra o etarismo – prática que discrimina as pessoas mais velhas.
Uma das propostas institui no Calendário Oficial do Município de Osasco o Dia Municipal de Combate ao Etarismo.

“Acreditamos que a nova data permitiria dar continuidade aos debates sobre a condição do idoso e combate ao preconceito baseado na idade no país, com uma agenda mais específica acerca do preconceito e da discriminação de idade, contribuindo para uma mudança cultural e valorativa em relação aos idosos”, disse Carmônio.

O outro projeto propõe a alteração do pictograma que representa a pessoa idosa em placas utilizadas nos espaços privados.
Vale lembrar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) já determinou a substituição do ícone que representa a população com mais de 60 anos por uma imagem mais adequada à realidade dessas pessoas nas placas de sinalização de trânsito.

“Todos nós já vimos vagas de estacionamento dedicadas a idosos com aquela imagem pejorativa de alguém caminhando com dificuldade e utilizando uma bengala. Mas essa imagem não representa a população 60+. Como não tenho visto essa mudança em Osasco, solicitei à Prefeitura que adote o novo pictograma, abolindo de vez a imagem antiga que só reforça estereótipos negativos e promove a exclusão social dos idosos”, justificou, em suas redes sociais.

Os dois projetos foram lidos na sessão da última terça-feira e, antes de irem a plenário para votação, passarão por análise das Comissões Permanentes.

A postagem Propostas que combatem etarismo começam a tramitar na Câmara de Osasco apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​Projetos de Carmônio Bastos criam data no Calendário Oficial e mudança no ícone 60+ Começaram a tramitar na Câmara de Osasco, nesta terça-feira (18), dois projetos de lei que devem beneficiar pessoas com mais de 60 anos. As duas propostas são de autoria do presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), e estão ligadas à
A postagem Propostas que combatem etarismo começam a tramitar na Câmara de Osasco apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.