Programa Mãos e Mentes Paulistanas comemora quatro anos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) realizou em março passado, na sede da Prefeitura de São Paulo, o aniversário do Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal de artesanato que promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e a geração de renda dos trabalhadores manuais.

Lançada em 2019, a iniciativa atua nestes eixos: credenciamento municipal; pontos de venda em shoppings e grandes centros comerciais; participação em feiras e eventos; e cursos e oficinas de qualificação. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos é necessário estar credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas.

“Este evento é para celebrar os quatro anos do programa e 4 mil empreendedores artesanais credenciados. Por conta disso, anunciamos uma série de políticas que serão desenvolvidas especialmente para o setor artesanal, buscando impulsioná-lo cada vez mais”, declarou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Além do balanço do programa, foram anunciados os próximos passos da iniciativa, e o primeiro é a unificação de trabalho de demais órgãos do poder público para o desenvolvimento de ações. Integram os esforços a partir de agora, as secretarias municipais de Subprefeituras e Cultura e Turismo. Segundo a SMDET, o objetivo é impulsionar e fomentar o setor, apoiando as áreas de atração de investimentos, turismo e economia criativa.

Também foi anunciado o “Concurso Mãos e Mentes – O Artesanato de São Paulo”, que tem como objetivo promover e premiar diferentes tipos de artesanatos da capital. Com um investimento de R$ 100 mil, a iniciativa selecionará artesãos, que poderão se inscrever em quatro categorias diferentes, para apresentar os seus produtos. Os itens serão adquiridos pela Prefeitura e serão distribuídos em eventos e ações do poder público. As inscrições estão previstas para maio deste ano.

Já no “Mãos e Mentes ID – Inovação e Design”, a estratégia é atrair artesãos com novas técnicas, habilidades e perfil inovador. Por meio deste eixo de atuação, o programa levará credenciados para participar e expor em eventos temáticos, com a possibilidade de participação em missões e exportação de produtos de negócios, informou a SMDET.

Durante o evento, houve também a entrega da carteirinha de artesanato para os credenciados na política pública. Com o documento, os artesãos terão acesso ao Clube de Vantagens Mãos e Mentes Paulistanas, que é um compromisso da Prefeitura em atrair parceiros para o programa, com foco em empresas e organizações que podem beneficiar os negócios dos artesãos e manualistas da cidade.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA ARTESÃOS

Mais de 1,8 mil alunos já concluíram o curso de qualificação empreendedora, gratuito e com aulas on-line. São 850 vagas para artesãos e manualistas da capital, que contam com uma capacitação completa voltada ao empreendedorismo e à gestão. A nova turma está com inscrições abertas até 14 DE ABRIL pelo link: WWW.CUTT.LY/INSCRICAOTURMA13

Com duração de dois meses, totalizando 30 horas de aula, a formação acontece em uma plataforma digital, sendo cem por cento on-line, com acompanhamento de monitores especializados.

Os encontros abordam temas para fortalecer o negócio artesanal, como vendas on-line, precificação, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, controle de produção, formalização e parcerias.

O curso pode ser feito em qualquer dia e horário da semana, mas também oferece aulas on-line ao vivo com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. Durante toda a jornada de aprendizado, o participante é acompanhado pela equipe de monitoria do programa, que oferece mentorias e revisão do conteúdo semanalmente.

Após a conclusão do curso de qualificação empreendedora, os artesãos e manualistas têm a oportunidade de expor e comercializar nos pontos de venda oficiais do programa.

Para participar, além de já ter concluído o curso de qualificação, o artesão deve também estar credenciado no programa; ser Microempreendedor Individual (MEI); ter disponibilidade de trabalho voluntário em escalas pré-definidas; e oferecer produto artesanal produzido pelo próprio artesão. A seleção dos participantes é feita por uma curadoria.

Durante o período de participação, os vendedores aprendem técnicas de venda, organização de vitrine e ainda têm a oportunidade de integrar uma comunidade de artesãos da cidade.

São três quiosques fixos e uma loja de presentes em pontos estratégicos da cidade.Os quiosques ficam localizados no Shopping Center Norte, na zona Norte da capital; no Mercadão das Flores, zona Oeste; e no Shopping Metrô Itaquera, zona Leste. Já a loja está presente no Shopping Center 3, esquina da avenida Paulista com a rua Augusta.

Os artesãos e manualistas interessados em fazer parte do programa Mãos e Mentes Paulistanas podem se inscrever pelo link: WWW.PREFEITURA.SP.GOV.BR/MAOSEMENTES

Fonte: SMDET – IMPRENSA

Fotos: HILTON

O post Programa Mãos e Mentes Paulistanas comemora quatro anos apareceu primeiro em Notícias da Região.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) realizou em março passado, na sede da Prefeitura de São Paulo, o aniversário do Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal de artesanato que promove diversas atividades que buscam desenvolver o setor, além de estimular a inclusão produtiva, o acesso a mercado e a geração de renda dos
O post Programa Mãos e Mentes Paulistanas comemora quatro anos apareceu primeiro em Notícias da Região.