Barueri inicia campanha de busca ativa à tuberculose

A Secretaria de Saúde de Barueri inicia a intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no município. A ação começa no dia 17 e vai até 31 de março e tem o objetivo de identificar os casos sintomáticos respiratórios acometidos pela doença.

A busca ativa acontece de forma permanente, porém, sempre duas vezes por ano, em março e setembro, as campanhas são intensificadas para identificar pacientes e direcionar para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e prontos-socorros. O objetivo é alertar a população sobre os principais sintomas.

 

Sintomas

Os sintomas que a pessoa deve se atentar e procurar atendimento médico são tosse seca ou produtiva (tosse sem expectoração) por três semanas ou mais, febre, sudorese noturna, cansaço ou fadiga. O tratamento é gratuito e não precisa agendar consulta.

 

Saúde na Escola

A busca ativa conta com a parceria da Secretaria de Educação, por meio do programa Saúde na Escola, que desde 2022 realiza campanhas de conscientização na rede municipal de ensino com a participação de profissionais na área da Saúde.

GeneXpert

Barueri conta com o suporte de uma tecnologia que agiliza a realização dos exames. Através do aparelho GeneXpert, realiza o teste rápido molecular (TRM) de possibilita resultados assertivos em até duas horas, além de mostrar se o paciente é resistente ao tratamento. Na campanha de enfrentamento à tuberculose realizada no mês de setembro do ano passado, foram feitos 308 exames com o diagnóstico de 14 casos positivos.

Barueri é referência

O enfrentamento da tuberculose realizada em Barueri rendeu prêmios importantes para a cidade, ganhando o reconhecimento no Fórum Anual de Tuberculose a cada ano, tornando o município referência no tratamento da doença.

 

Dia Mundial

Em 24 de março comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose, data que homenageia a descoberta do bacilo em 1882 pelo médico Robert Kock. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta é erradicar a doença até 2030.

A postagem Barueri inicia campanha de busca ativa à tuberculose apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

​A Secretaria de Saúde de Barueri inicia a intensificação de busca ativa de casos de tuberculose no município. A ação começa no dia 17 e vai até 31 de março e tem o objetivo de identificar os casos sintomáticos respiratórios acometidos pela doença. A busca ativa acontece de forma permanente, porém, sempre duas vezes por
A postagem Barueri inicia campanha de busca ativa à tuberculose apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.