Mais Forte, Menos Doenças!

Olá tudo bem com você?

Espero que tenha passado bem o Carnaval, curtido o feriado e que também tenha cuidado da sua Saúde ao menos um pouquinho.

Um dos aspectos que mais comento por aqui em nossa conversa semanal é a importância da força muscular em todas as idades e especialmente na ação que ela exerce quando falamos em qualidade de vida, independência e prevenção de Doenças Crônicas.

A perda gradativa da massa e da força muscular é um efeito natural que ocorre no processo de envelhecimento e que pode ser atenuado através dos exercícios físicos, mais especificamente, os exercícios resistidos que são aqueles que exigem maior contração muscular para vencer alguma resistência fornecida por pesos ou elásticos.

A perda da massa óssea é uma das consequências da diminuição da massa muscular ao longo do tempo e para manter os ossos fortalecidos e evitar problemas como a Osteoporose, grau mais severo da fragilidade óssea com maior risco de fraturas, é necessário uma alimentação equilibrada com fontes de Cálcio, banhos de sol e realizar exercícios físicos que exerçam maior compressão sobre os ossos.

A musculação possui diversas variáveis que podem ser totalmente ajustadas a qualquer pessoa principalmente nos Idosos, não promove impactos articulares como outras atividades físicas, aumenta a força, a flexibilidade e pode reverter quadros de saúde fragilizada de forma eficiente e segura quando realizada com orientação e acompanhamento de um Profissional capacitado.

Em um processo de reabilitação, o repouso controlado pode auxiliar na recuperação mas também pode provocar alterações importantes na força muscular que podem prejudicar o retorno às atividades.

O ganho de força muscular através de exercícios específicos durante um processo de reabilitação, permite uma recuperação mais rápida, previne outras doenças causadas pela imobilidade e devolve a independência e a confiança nas tarefas diárias.

Realizar exercícios resistidos para fortalecimento muscular 2 vezes por semana, é suficiente para promover benefícios importantes para a Saúde geral.

Pessoas que realizam exercícios resistidos 2 ou mais vezes por semana, possuem 23% menos chance de morte por diversas causas e 30% menos de chance de morte por Câncer.

E então, te convenci o quanto é importante preservar ou até aumentar a força muscular para a sua Saúde geral?

Se você tiver algum problema de Saúde e queira iniciar alguma atividade física, procure um Fisioterapeuta para obter uma avaliação detalhada e receber orientações e adaptações adequadas para o seu caso.

 

Dr. Robson G. Mailho

Fisioterapeuta e Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @fisiopersonalizada

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