Com um acervo de mais de 4000 obras expostas em seus salões, corredores e jardins, os palácios do Governo do Estado de São Paulo participaram nesta quarta-feira (18) da campanha internacional Museum Selfie Day, que incentiva a visitação e a divulgação de museus pelo mundo, por meio da publicação de selfies nas redes sociais.
Neste ano, o Acervo dos Palácios, ligado à Secretaria da Casa Civil, incentivou seus servidores a participarem da “trend”, compartilhando um registro com sua obra favorita – exposta no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, ou no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão – junto com a hashtag #Museumselfieday.
O primeiro deles foi o Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, que registrou uma selfie com a obra “São José das Botas”, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, artista expoente do barroco brasileiro. A escolha pela escultura do personagem bíblico, rica em detalhes e esculpida em madeira policromada, teve um significado especial já que o santo é considerado o padroeiro dos carpinteiros, pintores, escultores e trabalhadores em geral.
Já a servidora Alessandra Laurenza, Diretora de Arte do Acervo dos Palácios, escolheu o óleo sobre tela da década de 40, _Mulher com gato_, de Paulo Rossi Osir. “Foi muito legal participar dessa campanha, pois é a partir de iniciativas como essa que conseguimos levar a arte mais longe”, destacou.
Para a Curadora do Acervo dos Palácios, Marília Barbour, além de incentivar o contato com a arte, a campanha é também uma oportunidade para a divulgação das coleções dos palácios de São Paulo que possuem obras de arte e objetos históricos de diversas regiões do Brasil e do mundo. “O Acervo dos Palácios se orgulha de participar desse movimento mundial de valorização dos museus. Todos estão convidados a conhecer nosso museu, com obras que datam do século XVI ao século XXI”, disse.
O Acervo dos Palácios
O Acervo dos Palácios é um dos museus do Governo do Estado de São Paulo. Suas coleções estão distribuídas entre o Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Os Palácios são abertos para visitação gratuita, com acompanhamento de educadores.
Visitações no Palácio dos Bandeirantes
As visitações são gratuitas. É preciso efetuar agendamento prévio.
Segundas às sextas-feiras, das 10h às 16h. Sábados – às 10h ou às 14h – apenas para grupos acima de 10 pessoas.
Informações e agendamentos através do site www.acervo.sp.gov.br/visitas.html ou pelo email monitoria@sp.gov.br
Visitações no Palácio Boa Vista
Não é necessário fazer agendamento.
De quarta-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com permanência até as 17h30.
Os visitantes são atendidos em grupos de até 25 integrantes. O atendimento é por ordem de chegada e recomenda-se a chegada nos horários de abertura do portão (10h e 14h), principalmente nos meses de alta temporada.
*Visitações para grupos escolares*
Para grupos escolares com até 50 integrantes, as visitas educativas podem ser agendadas às quintas-feiras, às 10h e às 14h pelo e-mail: monitoria@sp.gov.br.
Nos meses de junho e julho não são realizados agendamentos devido ao intenso fluxo de visitantes durante a temporada de inverno.
A postagem Obras dos palácios do Governo de SP inspiram servidores no Museum Selfie Day apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.
Com um acervo de mais de 4000 obras expostas em seus salões, corredores e jardins, os palácios do Governo do Estado de São Paulo participaram nesta quarta-feira (18) da campanha internacional Museum Selfie Day, que incentiva a visitação e a divulgação de museus pelo mundo, por meio da publicação de selfies nas redes sociais. Neste
A postagem Obras dos palácios do Governo de SP inspiram servidores no Museum Selfie Day apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.