Realizado nos dias 16 e 17 de novembro, evento inaugurou iniciativa que promove a cidadania e apresenta rotina e cargos da CPTM a estudantes
A primeira Feira de Profissões da CPTM, realizada pelo Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã da companhia, dedicou 20 horas a mais de 300 jovens do ensino médio de cinco escolas públicas estaduais e três ONGs de regiões próximas a linhas e estações da CPTM, além de alunos aprendizes do Senai Mariano Ferraz, localizado na Vila Leopoldina.
O evento teve como objetivo conscientizá-los sobre seus papéis como cidadãos e o zelo ao patrimônio público. Também houve a consultoria da Fatec, Senai e CIEE sobre cursos para formação de tecnólogos no setor ferroviário e orientações sobre como montar currículos.
Durante a feira, foi possível também apresentar o funcionamento e atuação da CPTM.
Os alunos foram divididos em várias turmas, que visitaram importantes locais nas Estações da Luz (Linhas 7-Rubi e 11-Coral) e Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira). Nesses locais, eles tiveram acesso a áreas relacionadas à inovação, administração da empresa, práticas de ESG, engenharia e projetos, além de segurança operacional, funcionamento de estações, manutenção e a área de tração.
A estudante Maria Eduarda se surpreendeu com o FabLab e a importância desse laboratório de inovação dentro da companhia. “Eles desenvolvem peças que não sabia que eram usadas pela companhia. Além disso, gostei de conhecer a diretora da CPTM e saber das funções que cada pessoa pode ter na CPTM e entender várias siglas usadas aqui. Achei muito interessante o dia de hoje”, afirmou.
Integrante do coletivo Estopô Balaio, Wemerson Nunes, disse que a CPTM mostrou diversas frentes que podem despertar o interesse dos estudantes. “É um grande incentivo para quem está entrando no mercado de trabalho”, observou.
De acordo com Rodrigo Assis, coordenador do Comitê de Responsabilidade Social e Cidadã, o evento foi um sucesso. “Contamos com o apoio de mais de 30 pessoas entre organizadores, funcionários palestrantes e parceiros. E agora iremos realizar uma pesquisa com os coordenadores das escolas e ONGs participantes para entender em que podemos melhorar”, afirma, sinalizando que a Feira de Profissões foi a primeira, mas não será a única.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte público ferroviário, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende moradores de 18 municípios, incluindo a capital.
A postagem Feira de Profissões da CPTM recebe mais de 300 alunos de escolas públicas estaduais e ONGs apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.