Em setembro, o Óleo, leite UHT e feijão, vilões recentes da inflação, apresentam trajetória de queda no preço
O valor médio da cesta de consumo básica de alimentos de setembro/22 reduziuem relação ao mês anterior em quatro das oitocapitais analisadas mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE. A queda no valor da cesta variou de -2,3% a -0,8% e nas quatro cidades onde houve aumento, as variações foram de 0,1% a 5,5%. As cidades que registram as maiores altas foram Belo Horizonte (5,5%) e Brasília (3,6%). Já São Paulo e Salvador apresentaram as maiores quedas, com -2,3% e -2,1%, respectivamente. A cesta mais cara, apesar de queda em relação ao mês anterior, continua a ser a do Rio de Janeiro (R$ 878,14), seguida pelas de São Paulo (R$ 868,20) e Fortaleza (R$ 795,10). Por outro lado, as capitais Belo Horizonte (R$ 670,55), Manaus (R$ 679,85) e Curitiba(R$ 726,75) registraram os menores valores.
Dos 18 produtos da cesta básica, três apresentaram aumento de preço em todas as capitais: frutas, farinha de mandioca e massas alimentícias. Por outro lado, o óleo de soja apresentou queda em todas as cidades pesquisadas.Outros produtos que apresentaram altas expressivas em diversas capitais foram legumes(em especial, acebola), pão, ovos, dentre outros listados nas tabelas abaixo.
Em setembrode 2022, seguindo a tendência verificada em agosto, percebe-se uma desaceleração nos preços de alguns alimentos, em especial daqueles que vinham sendo considerados, recentemente, os vilões da inflação,como é o caso do leite UHT.Sobre a Cesta de Consumo HORUS & FGV IBREA HORUS Inteligência de Mercado (https://www.ehorus.com.br/) e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas -FGV IBRE (https://portalibre.fgv.br/) se uniram para lançar a plataforma Cesta de Consumo. O serviço monitora a variação de preço de duas cestas de consumo típicas brasileiras pela análise da leitura mensal de mais de 35 milhões de notas fiscais: a Cesta de Consumo Básica, que conta com 22 alimentos básicos com maior presença nas compras do shopper, e a Cesta de Consumo Ampliada, contendo mais de 50 produtos de consumo, incluindo bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. A plataforma, que pode ser acessada no link https://cestaconsumo.ehorus.com.br/monitora a variação e o comportamento dos preços nas oito maiorescapitais brasileiras em população -Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, e os produtos e quantidades analisados variam conforme os hábitos de consumo locais.
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