Valor da Cesta Básica cai em quatro das oito cidades pesquisadas

Em setembro, o Óleo, leite UHT e feijão, vilões recentes da inflação, apresentam trajetória de queda no preço

O valor médio da cesta de consumo básica de alimentos de setembro/22 reduziuem relação ao mês anterior em quatro  das oitocapitais analisadas mensalmente pela plataforma Cesta de Consumo HORUS & FGV IBRE. A queda no valor da cesta variou de -2,3% a -0,8% e nas quatro cidades onde houve aumento, as variações foram de 0,1% a 5,5%. As cidades que registram as maiores altas foram Belo Horizonte (5,5%) e Brasília (3,6%). Já São Paulo e Salvador apresentaram as maiores quedas, com -2,3% e -2,1%, respectivamente. A cesta mais cara, apesar de queda em relação ao mês anterior, continua a ser a do Rio de Janeiro (R$ 878,14), seguida pelas de São Paulo (R$ 868,20) e Fortaleza (R$ 795,10). Por outro lado, as capitais Belo Horizonte (R$ 670,55), Manaus (R$ 679,85) e Curitiba(R$ 726,75) registraram os menores valores.

  

Dos 18 produtos da cesta básica, três apresentaram aumento de preço em todas as capitais: frutas, farinha de mandioca e massas alimentícias. Por outro lado, o óleo de soja apresentou queda em todas as cidades pesquisadas.Outros produtos que apresentaram altas expressivas em diversas capitais foram legumes(em especial, acebola), pão, ovos, dentre outros listados nas tabelas abaixo.

O destaque de alta no mês foram as frutas, que somente em Belo Horizonte apresentaram um aumento de 21,5%, acompanhado de alta em outras capitais.Após dois meses de queda, o preço dos legumes voltou a subir, impulsionado, principalmente, pela cebola, em virtude da redução da oferta da produção nordestina do produto.O preço das massas e do pão tem sido impactado continuamente, em virtude do aumento internacional do trigo, decorrente da guerra entre Ucrânia e Rússia, que são grandes exportadores do produto.
Rio de Janeiro, 7de outubro de 2022.O leite UHT, que foi o vilão nos últimos meses, apresentou retração do preço em sete capitais em setembro, com o aumento do estoque e devido à alta de preços ao longo do ano, que fez com que os consumidores reduzissem as compras. Além do leite, outros produtos que registraram queda de preço em quase todas as capitais foram o óleo de soja, feijão, açúcar e carne suína, devido, basicamente, à maior oferta desses produtos no mercado e à menor demanda no varejo.
A variação acumulada no valor da cesta básica, nos últimos seis meses, foi diferente entre as capitais, variando de-2,9% em Curitiba e alcançando 8,9% em Belo Horizonte.
O gráfico a seguir mostra a trajetória do valor da cesta básica, por capital.
Os alimentos que mais subiram de preço nos últimos seis meses, em todas as capitais, estão apresentados na tabela a seguir. O leite UHT e derivados são o destaque.
Quando se considera a cesta de consumoampliada, que incluibebidas e produtos de higiene e limpeza,além de alimentos, houve aumento no valor médio em quatrocapitais analisadas: Fortaleza, Brasília, Manaus e Belo Horizonte.A queda no valor da cesta nas demais cidades variou de -1,3% a -0,1%. A cidade que apresentouvalor mais alto da cesta ampliada foi São Paulo (R$ 1.860,43), mesmo tendo apresentado a maior queda no valor médio no mês, de -1,3%.
Dos 33 produtos da cesta ampliada, quatro tiveram aumento de preço em todas as cidades, com destaque para derivados do leite e a cesta de higiene e beleza.

Em setembrode 2022, seguindo a tendência verificada em agosto, percebe-se uma desaceleração nos preços de alguns alimentos, em especial daqueles que vinham sendo considerados, recentemente, os vilões da inflação,como é o caso do leite UHT.Sobre a Cesta de Consumo HORUS & FGV IBREA HORUS Inteligência de Mercado (https://www.ehorus.com.br/) e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas -FGV IBRE (https://portalibre.fgv.br/) se uniram para lançar a plataforma Cesta de Consumo. O serviço monitora a variação de preço de duas cestas de consumo típicas brasileiras pela análise da leitura mensal de mais de 35 milhões de notas fiscais: a Cesta de Consumo Básica, que conta com 22 alimentos básicos com maior presença nas compras do shopper, e a Cesta de Consumo Ampliada, contendo mais de 50 produtos de consumo, incluindo bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. A plataforma, que pode ser acessada no link https://cestaconsumo.ehorus.com.br/monitora a variação e o comportamento dos preços nas oito maiorescapitais brasileiras em população -Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo -, e os produtos e quantidades analisados variam conforme os hábitos de consumo locais.

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