Jandira retira mais de 100 carros abandonados nas ruas

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes da cidade ampliou as ações para remover veículos abandonados das vias públicas, com o objetivo de deixar as ruas mais seguras e proporcionar melhor locomoção, tanto de pedestres quanto de veículos.

Essa operação atende ao disposto na Lei 2002/2013 e foi iniciada em novembro do ano passado. Até agora, mais de 100 veículos já foram removidos.

Quem determina o que é abandono é a Lei mencionada acima, ressaltando que carro abandonado é aquele que está sem no mínimo 01 (uma) placa de identificação obrigatória, em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de suas partes removíveis e/ou em visível e flagrante mau estado de conservação, com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa.

O abandono de automóveis em vias públicas prevê sanções, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana, que fixa multa no valor de R$ 16.693,28. Além disso, caberá ao responsável que pretenda, depois da remoção, reaver o veículo, arcar com os custos de remoção variáveis de acordo o tipo de carro, a distância do pátio, o equipamento utilizado para o procedimento e o trabalho da equipe, além do custo diário da estadia, também calculada conforme o tipo de veículo.

A Secretaria responsável reforça que dará continuidade à ação e conta com a colaboração de todos os munícipes.

A população pode ajudar com denúncia, tendo em mente que carro abandonado, além das questões de segurança e de mobilidade, também causa danos à saúde pública e poluição visual.

Caso saiba de um veículo que possa estar em possível estado de abandono, ligue: (11) 4789-4405.