Educação de Jandira anuncia Projeto de Literatura para seus alunos

A importância da leitura na formação integral dos alunos é vital e, essa é uma das poucas unanimidades na educação. A leitura é uma das grandes responsáveis pela transformação de um aluno que sabe identificar e juntar as letras em um aluno que interpreta o contexto de uma história. Agora que sabemos o quão importante é a literatura na formação dos nossos alunos, podemos entender a importância do anúncio do Projeto Ler e reler, que será implantada pela Secretaria Municipal de Educação de Jandira.

Os livros, que já foram adquiridos e estão sendo entregues nas escolas, foram escolhidos de acordo com cada série, sendo que cada aluno terá um exemplar para melhor aproveitamento das aulas.

Um exemplo de como as histórias são direcionadas à um público específico, pode ser visto na escolha dos livros do 1º ano, que conta com as seguintes histórias: Mitaí conta até dez, Lá vem o Pato, Fantástica viagem de Okiké, Barco a vela, Audição, Sonhos de um morcego, e Qual é José?. O que pode ser observado nas obras escolhidas para o primeiro ano, é que trata-se de volumes com maior número de ilustrações em relação aos textos, com estes poucos textos em letras maiúsculas (Caixa Alta), ou seja, trata-se de um material direcionado à alunos com 6 anos de idade.

De acordo com a Secretária de Educação, Marta Cesário Vieira, este será um dos maiores investimentos que o município fará aos seus alunos do 1º ao 5º ano.

“Estamos diante de uma proposta pedagógica que revolucionará o ambiente de sala de aula, pois, a leitura tem a capacidade de fazer com que nossos alunos viagem para diversos lugares. Estamos investindo na leitura para que nossos alunos sejam entregues à rede estadual de ensino, letrados” afirmou a Secretária.

Além de um exemplar por aluno, de cada obra literária, o Projeto Ler e Reler dará liberdade para o Professor introduzir os momentos de leitura em momentos diversos,fazendo com que nasça uma cultura de amor à leitura, em nossos alunos.