Operação Inverno de Osasco faz mais de 15 mil atendimentos

Durante 93 dias de Operação Inverno a prefeitura de Osasco realizou 15.510 acolhimentos. Informação foi divulgada durante balanço das ações realizadas pela Secretaria da Assistência Social (SAS) de Osasco na terça-feira (28).

De acordo com o balanço, durante a Operação as equipes da SAS, do Fundo Social de Solidariedade, da Defesa Civil e dos Bombeiros Civis voluntários atenderam 876 pessoas em situação de rua.

Aqueles que aceitaram o acolhimento foram encaminhados aos Centros de Acolhimento do município, sendo dois no Rochdale (um para homens, com 60 vagas, e outro para mulheres, com 50 vagas) e um no Centro (30 vagas). Além disso, a prefeitura fez nova parceria com o hotel Íbis e, pelo segundo ano seguido, abrigou homens em situação de rua, com pernoite e três refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar).

Para quem não aceitou passar a noite em um dos espaços de acolhimento, foram distribuídos 550 cobertores, 280 pares de meia, 200 toucas, 70 quilos de ração animal e 34 cobertores para cachorro, além de roupas e agasalhos, achocolatado e água mineral.

O evento contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Aline Lins; da vice-prefeita Ana Maria Rossi e do titular da pasta José Carlos Vido, além de representantes do Instituto Corpo de Bombeiros Voluntários do Estado de São Paulo, Hotel Íbis, Cobasi, Rede Pop Rua, Coco Bambu e FGCON Engenharia. Os parceiros receberam um certificado de participação da edição 2021 da Operação Inverno.

“É uma forma de expressar nossa gratidão aos parceiros que ajudaram a fazer esse projeto tão bem-sucedido. Conseguimos ressocializar pessoas em situação de rua, que saíram do programa com emprego e bolsa aluguel. Governar é cuidar de pessoas e essa é nossa missão”, destacou José Carlos Vido, secretário da Assistência Social.