Qualidade de vida que se vê!

A qualidade de vida deve estar no horizonte de todo gestor público. E quando falo em qualidade de vida, estou tratando de questões muito objetivas, com impacto direto na rotina das pessoas. Em nossa área de atuação, na Secretaria de Serviços e Obras da Prefeitura de Osasco, especialmente no que diz respeito à infraestrutura, é comum que profissionais do setor e mesmo agentes da área política, enxerguem apenas as obras e realizações como objetivos finais, não associando as benfeitorias como o caminho para a necessária transformação social.

Uma das áreas de nossa atuação, e que muito nos entusiasma, é o programa de eficientização energética com a implantação da luz de LED. Desde o início do nosso desafio, o prefeito Rogério Lins sempre deixou claro que esse tema deveria ser tratado como prioridade em sua gestão. E os números revelam o quanto Osasco tem avançado neste campo. São mais de 2.300 vias públicas já atendidas com o novo sistema de iluminação, sem contar os parques e praças, que também já trocaram as luminárias antigas pelas novas, gerando uma economia aos cofres municipais da ordem de 30%. Nossas ruas e avenidas já receberam mais de 20 mil luminárias de alto desempenho e quase 700 luminárias decorativas (também de LED) foram instaladas em parques e praças. Atualmente, cerca de 75% de todo o parque de iluminação pública da cidade conta com a tecnologia LED e, em breve, esse número chegará a 85%, ou seja, Osasco caminha de forma rápida para ter todo o seu território atendido pelo novo sistema. E por que isso é tão bom? Como disse no início desse texto, há ações da administração que melhoram diretamente a vida das pessoas. Este é um caso clássico.

Com a iluminação de LED os benefícios estão em toda parte: aumenta a sensação de segurança pelo cidadão; estimula a apropriação de espaços públicos, como parques e praças, ao incentivar seu uso pela população e inibir a criminalidade; no sistema de trânsito facilita o fluxo de veículos, auxilia na redução de acidentes noturnos e aumenta a segurança de ciclistas e pedestres; melhora as condições de vida, principalmente nas comunidades carentes; auxilia na proteção de indivíduos e propriedades, ao facilitar a ação das forças de segurança públicas; dentre outros. Caso ainda não tenha percebido ou já tenha se acostumado à novidade, procure prestar mais atenção ao circular a noite e certamente chegará à constatação – Osasco está muito mais iluminada!